Publicado em 12/12/2013 ás 05h08 atualizado em 12/12/2013 ás 05h12

Nutrição aliada ao Exercício Físico

-
Creditos: Jornal NovoNegocião

 

A nutrição dará ao corpo o que ele precisa para o seu melhor desempenho no exercício

 

 

A busca de um melhor desempenho físico através da alimentação, atualmente, se tornou obrigatória devido a necessidade de repor nutrientes fundamentais para um melhor desempenho relacionado aos exercícios.

A falta de alguns nutrientes essenciais aliada à falta de conhecimento na busca pelos nutrientes na alimentação diária do praticante fez com que a ciência desenvolvesse suplementos que vêm a suprir esta necessidade para os praticantes que sempre estão em busca de melhores resultados, tanto em rendimento quanto em estética.

 

 

Neste sentido de melhorar o rendimento e também a satisfação dos praticantes, existem tanto produtos de boa qualidade permitidos pelos órgãos regulamentadores quanto produtos que são proibidos e que possuem efeitos colaterais devastadores.

O uso de produtos chamados suplementos nutricionais se tornou bastante comum entre os praticantes de exercícios, atualmente maior ainda nas academias. Uma pessoa pode buscar esses produtos que visam melhorar seu estado nutricional por várias razões:

Para prevenir e tratar uma deficiência nutricional específica, particularmente quando as necessidades de um ou mais nutrientes são elevadas pela rotina de treinamento.

Por ser uma forma mais rápida e fácil de nutrir-se após a execução do exercício, pelo fato do alimento não estar disponível ou por não ser prático alimentar-se.

Para estimular diretamente o aumento do desempenho físico ou para conseguir um efeito ergogênico.

A nutrição dará ao corpo o que ele precisa para o seu melhor desempenho no exercício e este melhorará a habilidade do organismo em utilizar os nutrientes. Por isso é importante que esteja fazendo as duas coisas corretamente.

 

 

A nutrição correta também ajuda a diminuir as lesões musculares que ocorrem após cada sessão de treino. Essa dor que permanece por mais tempo depois da atividade física é causada por danos (destruição) das células musculares onde ocorrem inflamações. Este dano é essencial, porque o processo de reparação desses danos durante a recuperação é que garantirá a reconstrução de músculos melhores e mais fortes.

Nos exercícios leves e moderados, os carboidratos serão queimados juntamente com as gorduras e, por esse motivo, eles são muito importantes para ajudar na queima de gorduras e preservar a proteína, ou seja, os músculos.

Diferente dos estoques limitados de carboidratos no organismo, os depósitos de gordura permitem um tempo maior de exercício físico contínuo, porém a gordura não é imediatamente utilizada pelos músculos, isto porque para queimar gorduras acontecem vários processos os quais não são rápidos. Por existirem várias etapas, somente os exercícios de intensidade baixa a moderada são capazes de utilizarem as gorduras como substrato, o que leva mais tempo de exercício contínuo.

Isto não significa que as gorduras não sejam importantes para exercícios intensos, mesmo não sendo a principal fonte de energia durante o treino, muitos estudos demonstram que a queima de gordura durante a recuperação desses treinos é maior do que um treino moderado. Por isso, o ideal é que ocorra uma combinação de treinos de intensidade leve, moderado e intenso para obter-se um resultado de melhor qualidade.

 

 

A combinação correta aperfeiçoa a queima de gorduras e outros benefícios como o aumento de massa muscular, diminuição da frequência cardíaca, aumento da potência muscular e capacidade de suportar mais carga no treino.

As proteínas são nutrientes versáteis que ajudam no metabolismo de diferentes e complementares formas tanto para exercícios aeróbios quanto para anaeróbios. O consumo de proteína antes, durante e após treino ajuda a preservar a proteína muscular, diminuindo a necessidade dos músculos de liberarem aminoácidos, ajuda também a economizar glicogênio muscular porque são queimadas preferencialmente.

Chega-se a conclusão de que com exercício físico há uma necessidade maior de nutrientes como vitaminas e minerais, e um melhor rendimento pode ser alcançado através de uma dieta saudável e adequada para cada pessoa. Caso não consiga suprir as necessidades do organismo com micronutrientes, a suplementação será benéfica para corrigir as deficiências e alcançar um melhor resultado.

Mas lembre-se que para obter-se um melhor resultado o treino deverá ser prescrito e acompanhado por um profissional qualificado e com conhecimento nas suas necessidades individuais, o mesmo deve-se pensar em relação a nutrição e indicação de suplementos, procurando uma nutricionista que conheça as necessidades específicas para quem realiza exercícios físicos.

Assim, facilmente você terá o que precisa para um bom desempenho nos exercícios e uma boa saúde.

 

  • MICRO-ONDAS

    R$ 100
  • JOSEFINA

    R$ 160.000
  • TOYOTA 15

    R$ 66.500
  • ***DEPILAÇÃO/ DESIGNER SOBRANCELHA

    Sob consulta
  • FIESTA 05

    R$ 16.800
  • PALIO 11

    R$ 15.500
  • VILLE DE FRANCE

    R$ 110.000
  • B. ESPERANÇA II

    R$ 400 + IPTU
  • COELHOS

    R$ 40 cada
  • LAGO AZUL

    R$ 780.000

Renovação de anúncios classificados gratuitos.

Até quarta-feira às 18:00h.

Fechamento de edição para novos classificados.

Até quarta-feira às 12:00h.

Fone (14) 3324-1600

R. Antônio Carlos Mori, 504 - Centro,
Ourinhos - SP, 19900-081